Porque é que a minha sanita está a perder água?
A fuga de água na sanita pode ser causada por vários factores, como problemas na válvula de entrada, desgaste do vedante na base da sanita ou até rachaduras no próprio corpo da sanita. A causa mais comum é um defeito no mecanismo de descarga ou nos seus componentes internos, que podem não vedar corretamente, permitindo que a água vaze constantemente.
Como posso saber se há uma fuga de água na sanita?
Pode perceber que há uma fuga de água se notar que o nível da água no reservatório diminui frequentemente ou se houver água acumulada à volta da base da sanita. Uma forma simples de verificar é colocar corante alimentar na cisterna e esperar alguns minutos. Se a água na bacia mudar de cor sem ser acionada, isso indica um vazamento.
É perigoso deixar uma fuga de água na sanita sem reparo?
Sim, é perigoso. Para além de aumentar a sua conta de água, uma fuga contínua pode danificar o sistema de encanamento e criar condições ideais para o crescimento de mofo e bolor. O vazamento também pode afetar o funcionamento do sistema de esgoto se não for corrigido a tempo.
Como evitar fugas de água na sanita?
Para prevenir fugas de água na sanita, é importante realizar manutenções regulares no sistema, verificando componentes como a válvula de entrada e vedantes. Além disso, é fundamental evitar o uso excessivo de produtos de limpeza que possam desgastar as partes internas da sanita e garantir que a pressão da água esteja adequada para não danificar os componentes.